27/11/2025 17:05:00
O Grupo Brasil Export, referência nacional no setor de transportes e logística, realizou pela primeira vez o Fórum Nacional Brasil Export Minas e Energia, nos dias 25 e 26 de novembro, em Brasília (DF). O evento reuniu autoridades públicas, lideranças empresariais, especialistas, juristas e representantes de agências reguladoras para debater temas estratégicos como o papel do Brasil na transição energética global, o avanço da mineração sustentável e a incorporação de tecnologias inovadoras na produção de petróleo e na distribuição de energia.
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) marcou presença no fórum, contribuindo para as discussões sobre as oportunidades e desafios do setor portuário diante do novo cenário energético e mineral do país.
Participação da CODERN em painel sobre mineração
O Diretor Técnico e Comercial da CODERN, Paulo Sidney, participou do painel “Terras raras e as novas fronteiras para a mineração brasileira”. Durante a exposição, o diretor apresentou a área NAT01 do Porto de Natal, que será arrendada e destinada especificamente à movimentação de minério, reforçando a importância estratégica do terminal para o desenvolvimento logístico e mineral do Rio Grande do Norte.
Paulo Sidney também destacou os investimentos em andamento no Porto de Natal por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que somam R$ 130 milhões. Os recursos são fruto de uma parceria entre a CODERN, o Governo Federal e o Governo do Estado do RN, e irão modernizar a infraestrutura portuária, ampliando a capacidade operacional e fortalecendo a competitividade do terminal.
Debate qualificado e presença de especialistas
Além de Paulo Sidney, também participaram do painel:
