 
	 
	
28/10/2025 19:00:00
A Companhia Docas do Rio Grande do Norte (CODERN) e o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) firmaram, nesta terça-feira (28), um acordo de cooperação voltado à expansão de projetos de pesquisa, inovação e formação profissional na área de energia eólica offshore. A assinatura ocorreu durante o Brazil Windpower 2025, principal evento do setor na América Latina, realizado em São Paulo.
A iniciativa prevê a instalação de uma base tecnológica em Areia Branca, em uma área da CODERN, com foco no desenvolvimento de soluções para a cadeia produtiva da energia eólica no mar, contribuindo para o fortalecimento econômico sustentável do Rio Grande do Norte e para a qualificação de mão de obra especializada, diretrizes alinhadas às políticas estratégicas do Governo do Estado.
A cerimônia contou com a presença da Governadora Fátima Bezerra, do Diretor-Presidente da CODERN, Paulo Henrique Macedo, do Diretor do SENAI-RN e do ISI-ER, Rodrigo Mello, além de representantes de instituições públicas, empresas do setor energético e demais autoridades.
 
“Essa parceria marca um novo capítulo para a Codern e para o Rio Grande do Norte. A área em Areia Branca, que antes era utilizada para atividades operacionais ligadas ao Porto-Ilha, passa agora a integrar um esforço conjunto com o SENAI-RN e o ISI-ER em prol da pesquisa, inovação e formação de profissionais para o setor de energia eólica offshore. A Codern não apenas apoia, mas participa ativamente dessa iniciativa, reforçando seu papel como parceira estratégica no desenvolvimento sustentável e tecnológico do estado. Com isso, contribuímos para gerar conhecimento, qualificação e novas oportunidades em uma das fronteiras mais promissoras da economia potiguar e brasileira, além de reafirmar nosso compromisso em estimular o avanço da energia eólica offshore na Margem Equatorial, consolidando o Rio Grande do Norte uma referência nacional nessa nova matriz energética, como trabalha nisso de maneira pioneira o Governo do Estado", afirmou Paulo Henrique. 
 
